Psicotraumatologia

Logo: Núcleo de Psicotraumatologia do ABCD.

desde 2020, o 1° núcleo de trauma modelo KReST no Brasil

A Psicotraumatologia desenvolve metodologias de intervenção junto ao ser humano,  durante e após situações traumáticas, que podem afetar a saúde emocional ou física de pessoas, grupos ou comunidades.

Foto: Criança com olhar de esperança, cheirando um girassol.

DISPONIBILIZAMOS TEMAS QUE PODEM AJUDAR VOCÊ E SUA EQUIPE!

A equipe de Traumaconsultoras, Traumaterapeutas, Teólogo e Facilitadoras de T.R.E. do CSHH compartilham esses conhecimentos com equipes multidisciplinares da Assistência Social, da Saúde, da Educação, Entidades Privadas com ou sem fins lucrativos e de outras áreas interessadas, além de usá-los cotidianamente no atendimento ao público.

As oficinas ministradas poderão ser oferecidas na sua totalidade ou de acordo com a necessidade de sua equipe, por tema específico. Trata-se de um conjunto de conhecimentos que instrumentalizam o autocuidado e a autoregulação através de recursos e técnicas de apoio.

Mais de cem pessoas já tiveram acesso a estes conteúdos exclusivos. Agora você também poderá levar este material para a sua organização!

SÃO 8 TEMAS PREPARADOS ESPECIALMENTE PARA AUTOCUIDADO E CUIDADO COM O PRÓXIMO!

Neuroplasticidade e a Influência do Meio Ambiente na Formação Social do Cérebro e do Corpo

Oficina: Você sabe que tem características neuromusculares herdadas e outras socialmente organizadas no seu cérebro e no seu corpo? Já ouviu falar de três cérebros, de neuroplasticidade e da capacidade regenerativa no decorrer da vida? Entende como vivências traumáticas podem interferir nesse processo? Não!? Então boas vindas a essa oficina!

Facilitadora: IRMA SCHRAMMEL, Assistente Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - RS e Traumaterapeuta pelo Instituto de Psicotraumatologia da Baixa Saxônia - Alemanha.

Foto: Irma.
Foto: Eloisa.

Identificação de Recursos Internos e sua Ampliação por meio de Exercícios de Imaginação

Oficina:  Falaremos sobre Recursos Internos mobilizáveis em situações desafiadoras de experiências vividas. O autoconhecimento sobre as forças interiores como gratidão, compaixão e as emoções positivas podem ser ampliados por meio de exercícios de imaginação e visualização, permitindo assim o aumento do bem-estar  emocional  na superação de sintomas de trauma.

Facilitadora: ELOIZA NOCENTINI, Psicóloga pela Universidade São Marcos São Paulo e Traumaconsultora pelo Instituto de Psicotraumatologia da Baixa Saxônia - Alemanha.

A Importância do Vínculo Afetivo para o Desenvolvimento da Personalidade

Oficina: Queremos entender o que é a teoria do apego na formação de um modelo funcional interno para o desenvolvimento humano. Por isso, venha conhecer os 4 tipos de apego e assim perceber que existem padrões de vínculos: seguro, inseguro, evitativo ambivalente e desorganizado. Você descobrirá como as experiências com o cuidador primário ditam o comportamento, as crenças e os pensamentos.

Facilitadora: MARISA PASCHOALOTTI FERREIRA, Psicóloga pelas Faculdades Integradas Senador Flaquer e Traumaconsultora pelo Instituto de Psicotraumatologia da Baixa Saxônia - Alemanha.

Foto: Marisa.
Foto: Regina.

Criança Interior: As Porções mais Jovens da Nossa Personalidade

Oficina: Iremos propiciar momentos de contato com nossa "criança interior", sabendo que a criança que fomos um dia não deixou de existir. Ela deve ser tratada com carinho e fortalecida. Podemos "cuidar" dela, "brincar" com ela, libertá-la para viver emoções positivas e exercer sua criatividade.

Facilitadora: MARIA REGINA PEDRO NICOLINI, Psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo e Traumaconsultora pelo Instituto de Psicotraumatologia da Baixa Saxônia - Alemanha.

As Diferentes Partes do Eu: como o autoconhecimento pode nos ajudar

Oficina: Conhecer melhor como a história pessoal, incluindo eventos de vida positivos e negativos, influencia na formação da personalidade. A partir do modelo KReST, aprender a utilizar técnicas de estabilização emocional, bem como lidar de forma adequada com as diferentes partes do eu. 

Facilitadora: ADRIANA NABARRETE, Psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo e Traumaterapeuta pelo Instituto de Psicotraumatologia da Baixa Saxônia - Alemanha.

Foto: Adriana.
Foto: Oscarina e Alberi.

Luto e Perdas: Espiritualidade como Recurso de Superação

Oficina: A espiritualidade é a forma como vivemos o divino, o anseio pelo divino e como expressamos isso em nossa caminhada,  em nosso jeito de ser. Por ser uma manifestação humana, a espiritualidade nos fortalece e nos ajuda a superar as dificuldades que enfrentamos, principalmente em situações de luto e perdas.

Facilitadores: OSCARINA CAMILLO, Psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo e Traumaconsultora pelo Instituto de Psicotraumatologia da Baixa Saxônia - Alemanha;

Pastor ALBERI NEUMANN, Bacharel em Teologia com ênfase em pastorado pelas Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Lato-Sensu: Ética, Cidadania e Subjetividade pelas Faculdades EST, em Vitória/ES. Curso de Luto em tempos de COVID-19 pelas Faculdades EST.

T.R.E. Técnica de Redução do Estresse

Oficina: O T.R.E. consiste em uma técnica simples de exercícios corporais que ajudam a diminuir o nível de ativação do sistema nervoso autônomo. A prática regular pode proporcionar melhora na qualidade do sono, alívio de tensões e do estresse cotidiano, promovendo qualidade de vida. A Técnica de Redução do Estresse pode ser praticada de forma individual ou em grupo, com o acompanhamento de um facilitador com a formação adequada.

Facilitadoras: CECÍLIA VIZIOLI, Psicóloga pela Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências e Letras Senador Flaquer e certificada em Tension and Trauma Releasing Exercises - TRE® pelas Faculdades EST em São Leopoldo/RS;

KEITE SOARES, Especialista em Marketing e Comunicação Organizacional pela FAINC - Faculdades Integradas Coração de Jesus e certificada em Tension and Trauma Releasing Exercises - TRE® pelas Faculdades EST em São Leopoldo/RS;

SIMONE GRUBER, Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual Paulista - UNESP e certificada em Tension and Trauma Releasing Exercises - TRE® pelas Faculdades EST em São Leopoldo/RS.

Foto: Cecília, Keite e Simone.
Foto: Claudia.

Cuidados Emergenciais e Reorientação em Momentos de Crise

Oficina: Em meio à pandemia, têm se avolumado a quantidade de pessoas angustiadas,  depressivas, em situações de crise de diferentes ordens, de diversas idades. Em nossa oficina, que possibilitará vivências práticas, iremos abordar técnicas específicas de reorientação em momentos de crise individual. Nosso objetivo primeiro será estabilizar a pessoa em questão, bem como reorientá-la no aqui e agora. Fundamental será experimentar as diferentes técnicas, para poder aplicá-las posteriormente nos diversos atendimentos.

Facilitadora: CLAUDIA SIBYLLE DORNBUSCH, formada em Letras Português/Alemão pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado, doutorado e livre-docência pela USP e Traumaconsultora pelo Instituto de Psicotraumatologia da Baixa Saxônia - Alemanha;

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE! 

Leve as oficinas de Psicotraumatologia para sua organização, escola ou empresa. Você também estará apoiando os projetos do CSHH, pois parte dos valores arrecadados são doados para a instituição!

Ilustração: Homem sorridente segurando celular com o logo do CSHH em tela.

Nossa equipe é composta por traumaconsultoras e traumaterapeutas formadas no Centro de Psicotraumatologia da Baixa Saxônia, Alemanha e facilitadoras de T.R.E. junto a bacharel em teologia formadas/formado na Faculdade EST no Rio Grande do Sul, Brasil.

Foto: Turma levantando os certificados do curso.